UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

Por que a Luxor?

A ideia do nome “Tintas Luxor” foi inspirada em homenagem à cidade de Luxor, uma das mais monumentais do antigo Egito, famosa por seus importantes sítios arqueológicos que formam o maior museu a céu aberto do mundo.

Luxor era a antiga Tebas, capital do centro do poder dos faraós, que existiu entre os séculos XVI a XI a.c. Ainda hoje existem dois grandes monumentos na região: o templo de Karnak e o templo de Luxor.

A cidade foi abandonada às pressas pelo seu faraó Akhenaton, esposo de Nefertite e pai do grande Tutancâmon. Ele desejava compartilhar com seu povo egípcio o conceito do deus único, mas tudo leva a crer que errou na sua pedagogia e esse desejo terminou sendo sua ruína.

A cidade de Luxor fica localizada a 655km ao sul do Cairo, também chamada de a Cidade de Ouro. As outras grandes cidades do antigo Egito são: Mênfis e Heliópolis. Nesse ambiente de admiração pela cultura egípcia nasce o nome das Tintas Luxor.

O primeiro povo a pintar com grande variedade de cores foram os egípcios. Inicialmente, fabricavam as tintas a partir de materiais encontrados na terra de seu próprio país e das regiões próximas. Somente entre os anos de 8.000 a 5.800 a.c. é que surgiram os primeiros pigmentos sintéticos. Para obterem cores adicionais, os egípcios importavam anileira e garança da Índia. Com anileira, podia-se obter um azul profundo e, com a garança, nuances de vermelho, violeta e marrom. Os egípcios também aprenderam a fabricar brochas brutas, com as quais aplicavam a tinta.

Emocionalmente somos afetados pelas cores, as mais vivas nos estimulam, enquanto que as pardas nos proporcionam sentimentos mais calmos ou até mesmo apáticos. O vermelho nos aquece, o azul acalma. O verde nos harmoniza, nos refresca e nos restaura do stress. O amarelo é imbatível enquanto estimulante mental. Portanto, as cores são parte integrante e importante de nossas vidas.

Indicando o reconhecimento generalizado do importante efeito que as cores têm sobre a vida do ser humano, as pessoas têm cada vez mais ousado na utilização das cores para tornar seus ambientes mais agradáveis e é exatamente pra ajudar nessa escolha que surgem as Tintas Luxor.

A ideia do empreendimento da fábrica das Tintas Luxor surgiu de uma conversa informal do seu fundador, o engenheiro e empresário José Luís Cruz Parada, com o engenheiro químico Josafá Rebouças e o engenheiro civil Enoc da Silva, em dezembro de 2005.

Em fevereiro de 2006 foram realizados o planejamento e o cronograma das atividades para viabilização do projeto. No mês seguinte foi realizada a compra da plataforma de produção de tintas.

No dia 18 de setembro de 2007 foi concedida pela prefeitura de Macaíba a certidão de uso e ocupação do solo. Cinco meses depois, em 29 de fevereiro de 2008, foi concedida a licença ambiental pelo IDEMA, dando assim início a construção de toda infraestrutura da FÁBRICA DAS TINTAS LUXOR.

Em 23 de junho de 2008, dia esse que no nordeste do Brasil é celebrado o dia de São João, as TINTAS LUXOR foi lançada no mercado da construção civil do Rio Grande do Norte e da Paraíba com a proposta de atender a demanda do mercado, que procura por um produto diferenciado, de excelente qualidade e preço competitivo.

15000

Clientes Satisfeitos

75000000

Kg fabricados

6

Lojas

top-bg

A COR QUE SUA OBRA PRECISA

Nosso laboratório produz a cor que você precisa, com tecnologia de ponta e profissionais qualificados, estamos preparados para atender qualquer demanda de produção.

FAÇA SEU ORÇAMENTO

CERTIFICAÇÃO ABNT/INMETRO